Engenharia Florestal

dr. Domício Moíses Guambe

Coordenador do Curso de Engenharia Florestal

                                                                   

Objectivos do Curso

São objectivos dos Cursos de Engenharia Florestal formar profissionais empreendedores que sejam capazes de criar e desenvolver iniciativas empresariais e económicas e auto-emprego no sector Florestal na região e no país.

  • A Engenharia Florestal é o ramo da engenharia que visa à produção de bens oriundos da floresta através do manejo de áreas florestais para suprir a demanda por seus produtos. A Engenharia Florestal é um ramo da engenharia voltado à administração e maneio de recursos ambientais, visando produção, protecção, uso racional e recreação.
  • O curso de Engenharia Florestal capacita profissionais para avaliar o potencial biológico dos ecossistemas florestais, e assim, planear e organizar o seu aproveitamento racional de forma sustentável, garantindo sua perpetuação e a manutenção das formas de vida animal e vegetal.

Perfil do Licenciado

  • Cabe actualmente aos Engenheiros Florestais não só participar na definição e manutenção das áreas silvestres, tão necessárias para o entendimento das suas funções ambientais e econômicas, como também actuar objectivamente na área da administração e política florestal; no ensino, educação e conscientização florestal/ambiental; na pesquisa e na execução de projectos nas diferentes áreas da Engenharia Florestal, tais como: Silvicultura, Maneio Florestal.
  • Tecnologia de Produtos Florestais, Protecção e Conservação dos Recursos Florestais, Gestão Ambiental, etc.

Além da protecção e preservação de ecossistemas, o Engº Florestal actua na obtenção de produtos florestais madeireiros (serrados, laminados, carvão, essências, látex, resinas, celulose e papel) e não madeireiros (fármacos, artesanatos, frutos).

Nas demandas actuais, o Engº Florestal planeia e executa projectos de florestamento e reflorestamento, avalia e analisa os impactos ambientais decorrentes da intervenção de Empreendimentos nos ecossistemas naturais e traça estratégias e acções para sua preservação, conservação e recuperação.

Portanto, o Engenheiro Florestal deve conhecer a dinâmica dos ecossistemas florestais para que o uso dos produtos não implique em sua exaustão, de forma a garantir as gerações futuras o usufruto dos mesmos. Esta capacitação se deve a uma sequência de disciplinas teóricas, práticas, de campo e laboratórios, aliadas a experimentação científica e a extensão, que possibilitam uma profissionalização nas grandes áreas (Silvicultura, Maneio Florestal, Tecnologia de Produtos Florestais, Protecção e Conservação dos Recursos Florestais, Gestão Ambiental), propiciando uma formação que abrange os aspectos ambientais, sociais e económicos da actividade florestal.

 

Plano de estudos

Ver pdf

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Eventos Científicos

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Visitantes

Hoje 101

Esta Semana 101

Este Mês 3361

Total 50798

Contacto

Campus Politécnico, Chókwè - Gaza

Celular:+258 82 304 7056

Tel/Fax:+258 28 120 401

Caixa Postal: 1

Facebook ISPG

info@ispg.ac.mz

Newsletter