Economia Agrária

Director do Curso de Economia Agrária

Objectivos do curso

Objectivo geral

Formar economistas qualificados e que se sintam preparados e confortáveis para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com o desenvolvimento do sector agrário e com Agro-negócios de modo a contribuir para a promoção do desenvolvimento económico e social da região e do país.

Objectivos específicos

• Permitir que os graduados desenvolvam competências valorizadas pelo mercado de trabalho, tais como: autonomia, iniciativa, capacidades de análise, capacidade de trabalhar em grupo; a preocupação com o rigor e qualidade, habilidade para resolver problemas e adaptar-se a situações novas;
  • Garantir colocação dos estudantes no mercado de trabalho baseada na sua base científico-cultural, visão humanística e pluralista e por se identificar com o meio em que vão actuar interferir com eficiência, responsabilidade e sustentabilidade;
  • Incentivar a investigação científica, tecnológica e cultural como meio de formação de soluções dos problemas económicos com relevância na sociedade e de apoio ao desenvolvimento do país;
  • Proporcionar uma formação que permita desenvolver no formando a visão de empreendedorismo.

Perfil do Economista Agrário

O Licenciado é preparado para compreender as questões científicas, económicas, administrativas, sociais e políticas relacionadas com a conjuntura económica actual. Em sua sólida formação teórica e prática, dá-se ênfase em questões relativas ao Agro-negócio, desenvolvimento económico e gestão de recursos naturais. Esse economista necessita de:

• Sólida base de conhecimentos em ciências exactas (Matemática e Estatística) e amplo domínio da ciência económica.
  • Amplo conhecimento dos diferentes mercados e dos instrumentos de política económica.
  • Capacidade de empreender.
  • Capacidade de identificar, analisar problemas e propor soluções objectivas de ordem económica, gerencial, organizacional e operacional.
  • Competência em seu campo profissional para a implantação de políticas públicas/empresariais

Plano de estudos

Ver pdf

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Eventos Científicos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Hoje 108

Esta Semana 108