Administração Pública

dr. Benedito Jaime Monjane                                                                                                                     Coordenador do Curso de Administração Pública

Objectivos Gerais

Objectivo geral

O curso de Licenciatura em Administração  Pública tem como objectivo central formar gestores públicos com elevado grau de qualificação,preparados para  desenvolver  funções nas áreas respectivas do seu saber e que se sintam preparados e confortáveis para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a Administração  Pública, de modo a contribuir para a promoção do desenvolvimento económico e social do país.É também objectivo desta licenciatura, preparar licenciados/gestores públicos com um conhecimento multi e transdisciplinar da realidade moçambicana, bem como dos contextos regionais e internacionais em que a mesma se insere.

Objectivos específicos

• Preparar quadros superiores com capacidade técnica e de gestão para a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas, permitindo a sua estrutura cada vez mais flexível rumo a boa-governação (governação participativa e prestação de contas aos cidadãos/accountability);

• Dotar cidadãos de capacidades técnicas que possam permitir a ampliação da transparência, responsabilidade, forte moral e ética na gestão financeira e uso dos recursos públicos disponíveis para a satisfação do interesse público;

• Potenciar os serviços de Administração Pública de profissionais qualificados para prestação de serviços públicos de qualidade e efectividade;

• Dotar o profissional público de conhecimentos sólidos para ser capaz de conceber processos gerenciais, análise e avaliação de políticas públicas;

• Responder a demanda de falta de profissionais qualificados no sector público com vista a satisfação do interesse público(serviços sociais);

• Incrementar práticas de ensino e investigação no sector público, através do desenvolvimento do capital humano;

• Garantir através da formação de técnicos superiores que o sector público seja cada vez mais ágil, desburocratizado nos processos administrativos e pautar pela qualidade/eficiência e eficácia de serviços prestados aos cidadãos.

Perfil do graduado

Um dos objectivos primordiais deste curso, é garantir a excelente colocação dos estudantes no mercado de trabalho através da formação de graduados com elevadas competências técnicas em Administração Pública. Neste contexto, o Licenciado é preparado para compreender as questões científicas, económicas, administrativas, sociais e políticas relacionadas com a conjuntura económica actual.

Planos de estudos

Ver PDF

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Eventos Científicos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Hoje 108

Esta Semana 108