Direcção dos Serviços de Administração e Finanças (DSAF)

 

dra. Inocência da Cruz Gilberto

Directora da Direcção dos Serviços de Administração e Finanças

 

                                                                                               

Competências da Direcção dos Serviços de Administração e Finanças:

  • Elaborar a proposta do plano de actividades e orçamento;
  • Implementar as políticas de Administração Financeira e Contabilística;
  • Pronunciar-se sobre a aplicação das normas vigentes no âmbito da gestão financeira, administrativa e patrimonial;
  • Apreciar o processo de distribuição harmoniosa dos recursos materiais e financeiros;
  • Apreciar o relatório sobre a utilização, manutenção e conservação dos bens patrimoniais da instituição;
  • Assegurar o cumprimento do EGFAE e demais legislação aplicável aos funcionários e agentes do Estado;
  • Planificar, controlar e implementar normas de gestão de recursos humanos de acordo com as políticas e planos do governo;
  • Gerir o quadro de pessoal propondo a admissão, promoção, progressão, avaliação de desempenho, e aposentação do pessoal de acordo com as normas definidas pelos órgãos competentes;
  • Organizar, controlar e manter actualizado o e-SIP do sector de acordo com as orientações e normas definidas pelos órgãos competentes;
  • Implementar e controlar a política de desenvolvimento de recursos humanos do sector;
  • Planificar, coordenar e assegurar as acções de formação e capacitação profissional dos funcionários e agentes do Estado dentro e fora do país;
  • Coordenar as actividades no âmbito das estratégias do HIV e SIDA, do Género e de pessoa portadora de deficiência;
  • Preparar, quando necessário, actos administrativos e instruir processos referentes aos funcionários e agentes do Estado;
  • Gerir o sistema de remunerações e benefícios dos funcionários e agentes do Estado.

A Direcção de Administração e Finanças integra os seguintes departamentos:

  • Departamento de Administração e Finanças;
  • Departamento de Recursos Humanos.

Ainda faz parte dos servicos de administração e finanças a administração de campus.

Compete ao Departamento de Administração e Finanças:

a) Implementar as políticas e sistemas de administração financeira e contabilísticos a que o ISPG estiver vinculado;

b) Providenciar os meios e bens materiais, técnicos e financeiros do ISPG;

c) Receber, conferir, numerar, classificar, anotar os documentos de natureza administrativa, contabilística

e geral, bem como coordenar;

d) Coordenar a preparação das propostas dos planos, projectos e orçamentos do ISPG;

e) Realizar a execução orçamental e a respectiva prestação de contas;

f) Garantir o pagamento das remunerações do corpo directivo, docentes e demais funcionários do ISPG;

g) Garantir o pagamento do subsídio aos estudantes bolseiros;

h) Coordenar os lançamentos de receitas e despesas, bem como os respectivos registos e balancetes contabilísticos;

i) Preparar o Balanço e a Conta de Gerência do ISPG, com vista ao exame e apreciação pelo órgão competente nos termos da legislação aplicável;

j) Efectuar a abertura e o fecho das contas dos exercícios financeiros;

k) Emitir pareceres sobre as despesas e efectuar a sua baixa, por ocasião da sua liquidação;

l) Conservar sobre a sua guarda os cheques, ordens bancárias, valores e toda a documentação contabilística referente aos processos que envolvam despesas;

m) Criar e desenvolver um sistema de banco de dados específico, encaminhando as informações ao sistema de processamento de computação;

n) Prestar apoio técnico, logístico e administrativo ao ISPG;

o) Gerir o património do ISPG, promovendo o seu crescimento, conservação e valorização;

p) Implementar políticas de gestão e aprovisionamento dos meios e bens materiais do ISPG, incluindo os meios de transporte;

q) Articular com outros serviços na gestão dos bens do ISPG.

O Departamento de Administração e Finanças, estrutura-se nas seguintes repartições:

  • Administração e Apoio;
  • Contabilidade;
  • Planos, Projectos e Orçamento.

 

Compete ao Departamento de Recursos Humanos:

a) Implementar as políticas e sistemas de gestão do pessoal a que o ISPG estiver vinculado, incluindo o sistema de desenvolvimento e formação do pessoal;

b) Preparar os processos relativos ao recrutamento, selecção e provimento, bem como à promoção,  progressão, recondução e prorrogação, renovação, rescisão dos contratos, exoneração, mobilidade e aposentação de pessoal;

c) Elaborar os mapas de faltas e licenças de todo o pessoal, bem como afixação de listas de antiguidade;

d) Passar as certidões e as declarações relativas ao pessoal em serviço no ISPG, que lhe sejam solicitadas;

e) Organizar e manter actualizados os processos individuais do pessoal em serviço no ISPG;

f) Instruir e dar andamento aos processos relativos à concessão de benefícios sociais do pessoal em serviço no ISPG e seus familiares, designadamente relativos a pensões e subsídios a que tenham direito;

g) Assegurar todo o expediente relativo ao sector de pessoal;

h) Receber, registar e dar andamento aos processos relativos à realização de provas com vista à progressão nas carreiras do pessoal do ISPG; 

i) Preparar e implementar os planos de formação do pessoal do ISPG;

j) Organizar todo o serviço relativo ao pessoal que não se enquadre nas alíneas anteriores;

k) Assegurar todo o expediente que diga respeito ao sector;

l) Coordenar as actividades no âmbito das estratégias de HIV SIDA, gênero e pessoa portadora de deficiência.

 O Departamento dos Recursos Humanos integra as seguintes repartições: 

  • Gestão de Recursos Humanos; 
  • Desenvolvimento de Recursos Humanos e Formação.

Administração do Campus

 

dr. Benedito Jaime Monjane

Administrador do Campus do Instituto Superior Politécnico de Gaza

 

 

Compete ao Administrador do Campus:

  • Dirigir, organiza e controla as actividades de administração do campus de um Instituto Superior, assegurando a correcta aplicação dos regulamentos e normas de trabalho;
  • Supervisionar a protecção e segurança das instalações do campus, organizando todo o apoio logístico;
  • Conceber e garante a manutenção dum sistema de registo e controlo do património do campus;
  • Emitir pareceres e informações sobre assuntos relativos à gestão e administração do campus;
  • Colaborar com outras instituições académicas e ou de ensino, na gestão de espaços para a realização de eventos como exposições, palestras, debates e colóquios, entre outros;
  • Zelar pela ornamentação da área física, sua conservação e manutenção, bem como pelo funcionamento normal de todo o equipamento existente no campus;
  • Garantir a gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros afectos ao campus, de acordo com as normas e princípios estabelecidos;
  • Realizar outras activiadades de nateruza e complexidade similar, sempre que necessário.

 

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