Historial do ISPG

A história dos Institutos Superiores Politécnicos em Moçambique é recente e está rodeada de desafios para o seu adequado desenvolvimento equilibrado. O ISPG foi criado no primeiro grupo de instituições deste tipo de ensino estabelecido pelo Governo em 2005, pelo Decreto número 30/2005 do Conselho de Ministros e publicado no Boletim da República número 33 I série, de 23 de Agosto.

A criação dos institutos superiores politécnicos enquadra-se na estratégia do governo de expansão da formação de técnicos superiores especialmente direccionados para desafios do desenvolvimento, com uma formação técnica cultural adequada, orientada para uma maior ligação com as comunidades nas quais se inserem, particularmente com o tecido empresarial, devendo influenciar em tecnologias e inovação, não apenas a região onde se inserem, como o país em geral na sua área técnica.

O tipo de formação mais prática, preconizada para o ensino superior politécnico, permitiria ainda o rápido desenvolvimento do empreendedorismo e do auto-emprego, no sector da sua competência técnica.

O ISPG foi concebido para o distrito de Chókwè, onde foi instalado desde 2005, provisoriamente nas instalações (precárias) da Escola Agrária de Chókwè, enquanto decorriam as obras de construção das suas instalações de raiz. Foram, deste modo, cedidos a títulos de empréstimo três salas de aulas, gabinetes para docentes e para administração, sala para biblioteca, sala para informática e um espaço para laboratório que entretanto nunca chegaria a ser equipado como tal devido à exiguidade de meios financeiros.

As obras de construção das infra-estruturas de raiz do ISPG, iniciadas em 2009 no Posto Administrativo de Lionde, a cerca de 10km da cidade de Chókwè, irão incluir todas as facilidades básicas para o funcionamento do instituto, nomeadamente blocos destinados às actividades académicas (salas de aulas, laboratórios, bibliotecas, salas de informática), blocos residenciais para estudantes e docentes, com facilidades sociais e desportivas, blocos administrativos, entre outros.

A situação de empréstimo de instalações pela Escola Agrária de Chókwè foi abruptamente interrompida a partir do início do ano académico de 2013, devido a uma violenta inundação da região, que tornou as referidas instalações inutilizáveis. O ISPG funciona presentemente nas suas próprias instalações, de raiz, as quais estão ainda longe de serem concluídas, faltando quase todos os blocos destinados a salas de aulas, grande parte dos blocos residenciais para estudantes e docentes, blocos administrativos, entre outros.

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Eventos Científicos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Hoje 105

Esta Semana 105